terça-feira, 4 de janeiro de 2011

OS PROTESTOS DE VALENÇA E A FALTA DE SENSO

7/4/2010

            Quando escrevo faz três dias que ondeiam ao vento na cidade portuguesa de Valença, centenas (?!) de bandeiras espanholas.
            Tal facto inédito e indecoroso, acontece em protesto por o governo português ter encerrado as urgências nocturnas, nos serviços de saúde daquela localidade e em agradecimento ao facto do autarca da galega cidade de Tuy, logo ter disponibilizado os seus serviços para atender os portugueses que necessitassem.
            Cumpre explicar porque classificamos o que está a acontecer de “indecoroso”.
            Independentemente da justiça dos protestos – e tem que se avaliar caso a caso a razoabilidade dos mesmos – e da legitimidade e legalidade do que se entende fazer – outros elementos a ter em conta, desfraldar bandeiras espanholas,nas circunstancias em que o fizeram (diria, em qualquer circunstância), é insensato, perigoso e uma bandalhice, que desacredita e desfeia quem o promoveu e quem aderiu.
            Há mil e uma maneira de fazer protestos, e não consta que falte imaginação aos portugueses, agora hastear bandeiras adentro de uma fortaleza que há 900 anos defende o respectivo povoado dos ataques de quem durante todo esse tempo se tem mostrado inimigo ou antagonista, é um acto de quem perdeu o norte, está falho de referências e esqueceu valores. Fica mal. E os fins nem sempre justificam os meios.  Acaso imaginam que acto semelhante pudesse ocorrer do lado de lá?
            Que agradecimentos merece o alcaide galego além de um muito obrigado? Ele fez mais do que a sua obrigação? Não lhe sabe bem que lhe fiquem devedores e que os euros em vez de se gastarem do nosso lado, transitem para o lado dele? Haverá de facto alguma filantropia?
            Caros compatriotas de Valença: andaram mal, e tão cedo não se limpam desta ignomínia!
            A maneira mansa e abúlica com que os poderes públicos reagiram ao sucedido é sinal inequívoco de como vivemos numa paz podre e decrépita. A comunicação social acompanha a onda, quando não faz circo no que havia por ter sido tido, como coisa séria e reveladora de que o país está doente. Muito doente. Uma coisa destas, há 30 anos, não acontecia, pela simples razão, de que não passaria pela cabeça de ninguém, sequer, pôr a hipótese de que tal pudesse acontecer!...
            Sem embargo, os poderes públicos e as políticas postas em execução são as principais causas do estado, a quase todos os títulos lastimável, a que chegámos. A ignorância histórica, estratégica, geopolítica, etc., demonstrada pela classe política é aterradora. A inoculação de referências erradas é avassaladora.
            O resultado está à vista de todos e todos os dias.
            As causas próximas destes protestos têm sido o sucessivo abandono do interior do país ao Deus dará. Concentrou-se a vida dos 90000 Km2 que nos restam, numa faixa de 50 Km junto à costa que vai de Braga a Setúbal. Mais a sazonabilidade turística da faixa algarvia (os arquipélagos são outra questão). O interior está deserto pela migração, pela quebra demográfica, pelo estertor da agricultura, pela devastação dos incêndios e pela ausência de indústria. Até os quartéis do Exército fecharam quase todos…
            Restam os serviços públicos, muitas rotundas, alcatrão de passagem e uns minis afloramentos turísticos, dispersos. No Alentejo existem ainda muitos centros de apoio à terceira idade, mesmo assim eles suicidam-se às mãos cheias…
            Tudo isto representa um enormíssimo erro político-estratégico de monta. O resultado é que as populações da raia se têm tentado ligar às economias espanholas, criando acordos transfronteiriços, que os políticos do Terreiro do Paço pacoviamente aplaudem. Ora o interior deve estar ligado ao litoral, não à raia espanhola! Aliás a política de cedência e de ajoelhamento face a Espanha tem sido total e irresponsável.
            O Conde Duque de Olivares, lá no Purgatório onde penará eternamente, informado pelas Moncloa e Zarzuela, do que se está a passar, já disse para não o maçarem mais, pois não consegue acreditar em nada!...
            E como podemos querer que simples cidadãos se comportem condignamente quando tivemos um ministro que foi à Galiza dizer que era iberista e que o próprio governo português prosseguia uma política iberista?; quando o Primeiro-ministro insiste em passar pelo ridículo de falar espanholês sempre que passa a fronteira, e grita Espanha, Espanha, Espanha?; quando o governo português colabora ostensivamente com Madrid relativamente ao TGV (e a tudo!), dando aos espanhóis de bandeja um objectivo que eles perseguem relativamente aos caminhos-de-ferro, desde sempre e que nós conseguimos resistir até hoje?
            Como se pode censurar o simples povo, quando (só para citar um ex. entre centenas), se permitiu que a volta à Espanha em bicicleta, tivesse início em Lisboa, com guardas-civis armados (!?) a fazerem protecção? Que censurar, quando a câmara de Lisboa (tão célere a mandar retirar a bandeira monárquica) antes tinha substituído a bandeira nacional do mastro do alto do Parque Eduardo VII, pelo trapo azul com estrelinhas, da UE? (este facto deu origem a uma queixa de um grupo de cidadãos, entregue na PGR, que respondeu não ter visto nenhum mal no assunto!).
            Por isso não é de estranhar que o silêncio dos filhos de algo, desde o PR até aos líderes partidários, sobre o assunto, seja ensurdecedor! E que ande tudo, o que é autoridade no país sem saber o que há-de fazer e pior do que isso, muitos conformados com este estado de coisas! E onde estão as instituições que se dizem “patrióticas” por estatuto, quem as ouve? Onde está a sua indignação?
            Que é feito da censura social? Quem se propõe mudar a lei para dissuadir comportamentos destes? [1]
            O que se passou em Valência não pode ser considerado um “fait divers”. Mexe com coisas sérias.
            E o modo como tudo se passou e as reacções (que não gerou), podem ser o início do fim de muita coisa.


[1] Só gostaria de ver como reagiriam as autoridades se em vez de bandeiras espanholas, fossem hasteadas bandeiras nazis…

1 comentário:

Jomapa disse...

Nao consigo perceber como um texto de tanta mestria nao gera comentarios. De facto algo vai mal neste pais. Guerra junqueiro continua bastante actual... Povo imbecilizado...